Blog

Diagnóstico do câncer no homem: exames indicados para cada idade

Diferentes tipos de câncer podem ser detectados precocemente, aumentando as chances de cura

O câncer ocupa o terceiro lugar no ranking das principais causas de morte em homens com idade entre 20 e 59 anos. Em ordem decrescente, os tumores mais frequentes na população masculina são os de pele não melanoma, próstata, pulmão, intestino, estômago e boca, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Apesar de se desenvolverem em diferentes partes do corpo e de demandarem tratamentos distintos, todos eles têm em comum a necessidade do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. “Por isso, deve-se ir ao médico com regularidade e realizar os exames recomendados por ele periodicamente. Esses cuidados auxiliam na detecção dessas doenças ainda na fase inicial, quando as chances de cura são maiores”, alerta o rádio-oncologista Carlos Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitóra (IRV).

De acordo com o urologista Carlos Chagas, do Hospital Metropolitano, a maioria é simples. “Um exemplo é o de medição do PSA (antígeno prostático específico) a partir dos 50 anos. Ele é só um exame de sangue, mas serve para verificar a quantidade dessa substância (produzida pelas células prostáticas) no organismo, e pode indicar a existência de câncer no órgão”, afirma o médico.

Veja abaixo uma lista de quatro exames recomendados para os homens de acordo com a idade

PSA e toque retal

A partir dos 50 anos, é recomendada uma consulta anual com o urologista para análise do sangue (PSA) e exame físico, necessários para o diagnóstico do câncer de próstata. Negros ou pessoas com histórico familiar da doença devem fazer um programa de rastreamento mais freqüente e precoce, a partir dos 45 anos.

Sangue oculto nas fezes

O exame de fezes para verificar se há sangue oculto nelas deve ser feito anualmente depois dos 50 anos de idade. Quem tem histórico de câncer de intestino na família precisa realizar colonoscopia.

Tomografia de torax

Quem tem mais de 55 anos e fuma ou parou de fumar há menos de dez anos deve fazer tomografia de tórax de baixa dosagem anualmente.

Endoscopia

É o método mais eficiente para visualizar o interior do estômago e verificar possíveis lesões, permitindo realizar biópsia e avaliação citológica. Recomendável a partir dos 50 anos.

Exames sem indicação de idade mínima

Exame completo da boca

A visita periódica ao dentista propicia o diagnóstico precoce do câncer de boca, uma vez que a avaliação do profissional é capaz de identificar lesões suspeitas.

Exame de pele

Pessoas de pele clara ou com muitas pintas precisam fazer o exame de pele anualmente com o dermatologista.

Autoexame dos testículos

Uma vez no mês, após um banho quente (pois o calor relaxa o escroto, facilitando a observação de possíveis anormalidades), em pé, na frente do espelho: verificar se há alterações no tamanho dos testículos; sensação de peso ou desconforto no escroto e dor na parte inferior do abdômen, virilha ou testículos.

Autoexame do pênis

Manchas esbranquiçadas, feridas e caroços, ínguas e inflamações com vermelhidão e coceira podem ser identificadas pelo próprio homem por meio do autoexame que indicam o câncer de pênis.

Hemograma completo

Por meio do hemograma, é possível medir os níveis dos glóbulos vermelhos e brancos e das plaquetas, o que permite avaliar as condições da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Fazê-lo anualmente pode ajudar no diagnóstico da leucemia.

Exame de urina

É capaz de verificar a presença de sangue na urina, que geralmente é um sinal de infecções benignas, mas pode ser um indicativo de câncer na bexiga. Faz parte dos chamados “exames de rotina” solicitados por um clínico geral.