Câncer: saiba como fazer o isolamento em caso de Covid-19

A propagação do coronavírus tem mudado o modo de viver da população por conta das orientações de distanciamento social. Mas o que deve ser feito se alguém for contaminado, principalmente numa casa em que more uma pessoa com câncer? O ideal é não ficar na mesma residência, pois doentes crônicos fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Nem sempre isso é possível, mas o contato físico deve ser evitado. 

“A pessoa com Covid-19 deve ficar isolada em um cômodo arejado por 14 dias. Mas é preciso entender que se alguém da casa pegou o coronavírus, todos entram em quarentena, ou seja, não podem sair de casa e precisam seguir as orientações do Ministério da Saúde. E o paciente de câncer não pode ir à clínica ou ao hospital para tratamento porque pode contaminar outras pessoas, mesmo que esteja assintomático”, afirma Nivaldo Kiister, radio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV). 

Tratamento

O médico explica que em casos como esse, em que o paciente de câncer é obrigado a cumprir um protocolo de isolamento por duas semanas, ele deve conversar com seu especialista para reagendar as sessões do tratamento para o período mais breve possível. “Paciente de câncer que faz radioterapia ou quimioterapia segue uma programação. E quando há uma pessoa em casa com coronavírus, ele também tem que fazer o isolamento e avisar essa situação para o médico que o acompanha, para programar seu retorno às sessões para quando a quarentena terminar, pois o câncer não pode esperar. E antes de voltar precisará realizar o teste de Covid-19 para saber se está tudo bem”, afirma Nivaldo Kiister. 

Nivaldo Kiister é radio-oncologista. Foto: Julia Terayama/IRV

Dr Nivaldo Kiister, médico do IRV

Limpeza

O especialista alerta que medidas de higiene precisam ser redobradas quando há alguém com coronavírus em casa. Roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser lavadas separadamente. Caso o banheiro seja compartilhado por todos os membros da família, após a pessoa contaminada utilizar o espaço, o ambiente precisa ser higienizado logo em seguida. “Ao sair do quarto, o doente deve usar máscara e circular o mínimo possível na casa. O uso dessa proteção facial vale para todos que residem no mesmo local”, afirma Nivaldo Kiister. A limpeza da casa pode ser feita com sabão, álcool 70% e desinfetantes. As superfícies precisam ser muito bem limpas. Objetos 

de uso pessoal de quem está com coronavírus precisam ser separados, como toalhas, talheres, copo e prato. Se durante o isolamento um outro morador da casa apresentar sintomas de Covid-19, como febre, tosse seca e coriza, esse novo doente tem de reiniciar o período de 14 dias. Em casos mais graves, como falta de ar, o serviço médico deve ser procurado. 

compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email