Etapas do tratamento

Conheça o processo

Acolhimento

 

A consulta com o médico especialista é o primeiro passo para a realização da radioterapia. A partir daí, a enfermeira dá ao paciente as orientações sobre as fases seguintes e os cuidados necessários para o seu bem-estar. Encontros semanais com o médico são feitos para solucionar eventuais queixas e esclarecer dúvidas.

Consulta com a enfermagem

É realizada no mesmo dia em que o paciente faz a tomografia, exame que precede o tratamento. Nesse encontro, são dadas orientações gerais, como medidas que devem ser adotadas durante o processo de radioterapia. A cada sete sessões, a pessoa  retorna para um acompanhamento mais preciso, visando ao seu bem-estar geral.

Revisões semanais

Durante o tratamento, o paciente passa por revisões médicas, com o objetivo de verificar a ocorrência de alguma queixa clínica e, se necessário, serão prescritos medicamentos para melhorar o quadro. Esse encontro também é realizado para que novas dúvidas sejam esclarecidas.

Alta

No último dia de tratamento, é realizada uma consulta de alta com o médico, quando o paciente será orientado sobre os passos seguintes.

Acompanhamento

Após o término do tratamento, o paciente será acompanhado periodicamente pelos especialistas envolvidos. A frequência das consultas e dos exames complementares depende de sua situação clínica.

Radiocirurgia Estereotáxica

É uma técnica indicada para tratar tumores pequenos. Pode ser usada para câncer primário de pulmão e também para a metástase em pulmão, fígado, linfonodos, coluna e outros órgãos. Esse tipo de radioterapia e feito num tempo menor do que a convencional. Equipamentos especiais são utilizados para atingir o alvo com precisão. A técnica é conhecida também por outros nomes: Radioterapia estereotáxica corporal, Radiocirurgia extracraniana, Radioterapia extracraniana e Radioterapia estereotáxica ablativa.