O Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), anexo ao Vitória Apart Hospital, na Serra, possui aparelhos que utilizam a tecnologia mais avançada em radioterapia disponível no mundo. O Acelerador Linear Varian permite o uso de técnicas que seguem o modelo contemporâneo de radioterapia.
De acordo com o radioterapeuta Carlos Rebello, um dos diretores do Instituto, são três as principais técnicas de terapia com radiação adotadas pelo IRV. “Com elas, é possível aplicar a dose máxima ao tecido doente, preservando
o quanto possível os órgãos normais”, explica, enfatizando que os pacientes não precisam mais sair do Estado em busca de tratamento de ponta.
Confira as tecnologias e como elas funcionam:
- IMRT (Radioterapia de intensidade modulada)
Permite que sejam aplicadas doses de radiação com intensidades diferentes num mesmo local. A técnica consegue delimitar as estruturas sadias ao redor do tumor, preservando-as.
- IGRT (Radioterapia guiada por imagem)
Utiliza imagens que corrigem a posição da pessoa e dos órgãos durante a sessão, o que amplia a precisão do alvo e, consequentemente, a proteção de tecidos sadios.
- Rapid Arc (Tratamento volumétrico ultra-rápido)
A emissão é feita de maneira circular, com grande preservação das células saudáveis próximas ao tumor e muita agilidade. Enquanto cada sessão de radioterapia convencional leva, em média, cerca de 20 minutos, com essa modalidade são necessários cerca de 2 minutos de exposição. Alia eficácia, precisão e conforto.