Blog

Criança usa a força dos super-heróis para vencer o câncer

O Hector tem 6 anos de idade e usa a força dos super-heróis para vencer a batalha contra um câncer no Sistema Nervoso Central (SNC).  Ele já passou por duas cirurgias, uma em 2015, aos quatro anos, e outra em 2017, aos seis, e agora faz radioterapia no Instituto de Radioterapia Vitória (IRV). Ao todo  serão 30 sessões.

Inteligente como é, entendeu quando as técnicas Nívea e Jeanne explicaram que os pais não poderiam permanecer ao seu lado durante a aplicação da radiação, e teve uma ideia: a de levar os bonecos para ficar com ele. As profissionais concordaram, pois não representava risco ao tratamento.

Desde então, todo dia, Hector chega acompanhado de um super-herói diferente. O Capitão América, o Hulke, o Ben Dez e até o Homem Aranha já estiveram com o pequeno na clínica. “Eles passam poderes para mim, mamãe”, disse ele para a mãe, Graciana Astolpho.

Além de estar sempre acompanhado dos seus melhores amigos, a criança fez outro pedido: uma máscara de imobilização para os bonecos, igual a usada por ele nas sessões. As técnicas recorreram a outro colaborador da clínica, o Ângelo, que estuda arquitetura e prontamente aceitou o desafio.

“Ele tem uma luz tão grande, diferente de tudo o que eu já vi. Fico feliz só em estar com ele e poder conversar”, afirma Ângelo. Já a mãe, se emociona ao falar: “A felicidade foi imensa quando ele recebeu a máscara. Queria ligar para todo mundo lá em Apiacá para contar”.

Hector e a família são de Apiacá, Sul do Estado, e estão instalados em uma casa próxima à clínica, enquanto a criança passa pelo tratamento.