Blog

Espírito Santo tem seis físicos atuando no tratamento contra o câncer

O profissional físico médico é o responsável, entre outras atividades, pelo controle das emissões de radiação na radioterapia

O físico médico é um profissional pouco conhecido, mas de atuação fundamental para que o tratamento de pessoas com câncer obtenha sucesso. Atualmente, seis profissionais exercem esse trabalho no Espírito Santo.

É ele quem realiza o cálculo das doses de radiação que serão empregadas na radioterapia e quem planeja o tratamento em conjunto com o médico rádio-oncologista, com o objetivo de causar a destruição das células tumorais ao mesmo tempo em que preserva as sadias.

O físico médico também é responsável pelo controle de qualidade dos equipamentos geradores de radiação de alta energia e pela proteção radiológica dos pacientes e dos profissionais envolvidos no tratamento.

Tem ainda papel importante no desenvolvimento de pesquisas independentes que tenham como objetivo a potencialização dos tratamentos contra o câncer. André Kiister Leon é físico médico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), e desempenha essas e outras funções.

“A radioterapia é um tratamento que combate as células cancerígenas utilizando raios X de alta energia. Mas antes de chegar à aplicação da radiação, há um complexo planejamento multidisciplinar, no qual a interação entre o físico médico e o rádio-oncologista é crucial”, explica André.

Exatidão

O físico médico esclarece que por meio desse processo se torna possível determinar a localização exata do tumor ou da área que receberá a radiação, minimizar a absorção nos órgãos sadios para que sejam diminuídos os efeitos colaterais e indicar como a entrega da dose será reproduzida diariamente durante todo o tratamento.

“Também é o físico médico que fica responsável por estudar a técnica que será aplicada caso a caso, dentre outras etapas”, conclui André.