HPV propicia desenvolvimento de câncer de pênis
- Comentários desativados em HPV propicia desenvolvimento de câncer de pênis
Quando se fala em saúde com homens acima de 40 anos, muitos já se retraem temendo o câncer de próstata, cujo exame ainda é alvo de preconceito. Mas será esse o único mal que pode acometer a saúde masculina?
Segundo o Doutor Carlos Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), a resposta é não. Embora pouco divulgado, o câncer de pênis atinge uma parcela dos homens, geralmente de forma silenciosa e infecciosa. Entre os fatores que favorecem a manifestação da doença, destaca-se o HPV (papiloma vírus humano).
O HPV se caracteriza por um grupo de vírus, que engloba mais de cem tipos diferentes e pode provocar a formação de verrugas na pele, nas regiões anal, genital, da uretra e oral (lábios, boca, cordas vocais, etc). As lesões genitais podem ser de alto risco, porque antecedem tumores malignos, como o câncer de pênis.
Câncer
“O HPV propicia o desenvolvimento de câncer de pênis e é identificado principalmente pelo surgimento de verrugas na virilha. Porém, na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas”, afirma Rebello.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pênis tem maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado à má higiene íntima e a homens que não removeram o prepúcio, que é a pele que reveste a glande. O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano.
No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem. Os últimos dados mostram que, em 2013, foram 396 mortes decorrentes da doença.
Prevenção
A higiene diária sobressai-se entre as formas de prevenção, com atenção ao prepúcio. O uso do preservativo é medida indispensável de saúde não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis.
Consultar regularmente o médico é fundamental para uma vida saudável. Isso porque o diagnóstico e o tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.