O papel da Física no tratamento de pessoas
- Comentários desativados em O papel da Física no tratamento de pessoas
É só falar em Física e muita gente já se lembra das Leis de Newton, gravidade e campo magnético, entre outros assuntos distantes do nosso dia a dia. Mas alguém já imaginou o papel da Física na Medicina? Embora pareça incomum, esta ciência está intimamente ligada à saúde, principalmente em tratamentos de radioterapia. O relacionamento entre profissionais dessas duas especialidades propicia a rápida assimilação de novas técnicas, o que se reverte em melhores tratamentos e mais qualidade de vida para os pacientes.
Tratamentos
Na radioterapia, é a equipe de físicos que planeja os tratamentos e calcula as doses a serem aplicadas. Para isso, usa softwares de última geração que permitem, por exemplo, que tumores sejam reproduzidos em três dimensões. O objetivo é aplicar a dosagem maior possível no alvo, preservando as áreas sadias ao redor dele.
Entre suas atribuições estão ainda a proteção radiológica dos pacientes e dos funcionários da instituição e também o controle de qualidade dos equipamentos utilizados na terapia, cada vez mais sofisticados e inovadores.
Novas técnicas
Menelau Yacovenco Arguiropulo, físico médico do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), clínica localizada na Serra, anexa ao Vitória Apart Hospital, é russo e trabalha no Brasil desde 1982. “O físico-médico contribui para o desenvolvimento de novas técnicas”, afirma.
Para a física-médica Priscila Gerde Muniz, a função exige responsabilidade: “Os cálculos determinam o sucesso do tratamento, por isso a atenção tem de ser máxima”, ressalta.
Ela também afirma que se sente feliz por atuar no tratamento de pessoas: “É uma tarefa muito gratificante. É bom ajudar tanta gente”.
O físico-médico Glauber Tebaldi Dias destaca a importância deste profissional no meio médico, estabelecendo uma relação entre as duas vertentes: “Física e Medicina trabalham com a estatística. Uma no planejamento e outra, na execução”.