Blog

Radiocirurgia Estereotáxica Fracionada (FEF): mais precisão para tratar tumores cerebrais

A Radiocirurgia Estereotáxica Fracionada (REF) é uma técnica utilizada para tratar com exatidão tumores cerebrais com mais de três centímetros ou próximos a estruturas anatômicas nobres, que não suportariam dose única elevada de irradiação. Não é propriamente uma cirurgia, dada a inexistência de cortes. O tratamento consiste em aplicar radiação de forma precisa sobre o tecido doente em sessões fracionadas. Ou seja, reproduz-se com fidelidade o tratamento por cerca de dois a 30 dias.

Dentre os benefícios, pode-se destacar a possibilidade de dosar exatamente a quantidade de radiação emitida e propicia a preservação das áreas sadias em volta, além de melhor controle do tumor.

Dispositivos adequados mantém a cabeça do paciente fixa e sistemas de imagem verificam continuamente o seu posicionamento, permitindo que o procedimento seja feito com segurança.

No IRV, os sistemas de planejamento Eclipse, responsável pela programação do tratamento, e de gerenciamento Ária, que controla a máquina, evitam mudanças na programação médica e física sem a aprovação dos profissionais. A clínica é a única do Estado com essa tecnologia, disponível desde novembro de 2016.

540x600Dr Carlos RebelloCarlos Rebello, rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)