Imagine poder operar um tumor dentro do crânio sem fazer nenhum corte e não precisar nem de anestesia local. Esse procedimento não invasivo já é realizado na Grande Vitória. A radiocirurgia é usada na maioria das vezes para substituir operações em pessoas que têm doenças benignas cerebrais (como malformações artériovenosas) ou tumores metastáticos no cérebro.
De acordo com o médico rádio-oncologista Carlos Rebello, um dos sócios do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), poucos serviços no Brasil fazem o procedimento por meio da técnica utilizada na instituição, que usa o software Rapid Arc, uma tecnologia de emissão circular. “Trata-se de um programa altamente inovador e sofisticado que reduz o tempo do paciente no aparelho”, afirmou Rebello.
O aparelho em que é feito o procedimento foi adquirido há aproximadamente um ano.
O tratamento, explicou o médico, é feito com altas doses concentradas de radiação no tumor, em uma única aplicação, por uma equipe integrada por rádio-oncologistas e neurocirurgiões.
Segundo o médico, outras vantagens da técnica são o fato de evitar internação e de diminuir o custo com UTI. “Na maioria das vezes, o procedimento pode ser feito em ambulatório”, afirmou.
“Com a radiocirurgia é possível eliminar um tumor dentro do crânio sem fazer corte e sem anestesia. Esse procedimento não invasivo já é realizado na Grande Vitória”, concluiu Carlos Rebello.