Blog

Sociedade Brasileira de Radioterapia é representada na Reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira, em Vitória (ES)

A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) esteve representada pelo rádio-oncologista e associado da instituição Dr. Carlos de Freitas Rebello na Reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB), realizada na terceira capital mais antiga do Brasil, Vitória, no estado do Espirito Santo, no último dia 15.

Presidida pelo Dr. Lincoln Lopes Ferreira, a AMB e toda a sua equipe mantem uma luta constante em defesa dos médicos e das melhorias da medicina, sempre visando à saúde da população.

No encontro, houve ênfase no quanto é importante a união da classe médica e a sua representatividade por meio das federadas e sociedades especializadas.

Médicos que participaram da reunião do conselho deliberativo da AMB posam para foto

Da esquerda para a direita: Luiz Fernando Mazzini, cirurgião oncológico, Dr. Lincoln Ferrreira, presidente da AMB, e Carlos de Freitas Rebello, rádio oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)

Um dos assuntos debatidos foi a proposta de um exame de proficiência em medicina, defendida pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com sugestão ao uso do modelo de prova da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), tema abordado pelo Dr. Antonio Carlos Weston (RS), da AMB.

Outro tema recorrente discutido foi o da proliferação de novas faculdades de Medicina e da necessidade de vistoria das cidades candidatas a abrigarem novos cursos na área. “Este é um assunto bastante delicado e que requer atenção especial de todos”, disse o Dr. Jose Bonamigo (SP),  membro da atual diretoria da AMB.

O Dr. Lincoln Lopes Ferreira se manifestou no encerramento dizendo: “Nós temos poder, e este tem uma responsabilidade. Nós devemos, como sociedade, ter ciência de que as Sociedades Médicas de especialidades jamais vão conseguir representar todos os médicos do País. Somente a AMB pode fazer isso. Daí a importância de estarmos trabalhando juntos. Só assim teremos mais representatividade. O importante é termos um Estado a serviço da Sociedade  e não uma Sociedade a serviço do Estado”, concluiu.

A SBRT acredita nessa representatividade, e está engajada junto à AMB na defesa da medicina brasileira.