Sua Saúde

Tecnologia avançada permite melhor recuperação para pacientes com câncer infantil

  • Comentários desativados em Tecnologia avançada permite melhor recuperação para pacientes com câncer infantil

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas.Notícia 3

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Segundo o Instituto Nacional do Cancer (Inca), a estimativa é que sejam 12.600 novos casos em 2016, sendo quase metade (6.050) somente na região Sudeste.

Tratamento

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Segundo o doutor Carlos Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), o desenvolvimento de técnicas tem propiciado uma melhor recuperação dos pacientes. Ele explica que a radioterapia é utilizada no tratamento da doença: “São aplicadas doses de radiação no local do tumor, por meio de equipamentos especiais. A radiação destrói as células malignas que estão no campo irradiado”.

O tratamento com radioterapia prevê a aplicação de radiação durante alguns minutos diariamente em períodos que podem variar de duas a seis semanas, e deve ser realizada por médicos radioterapeutas com experiência no cuidado de crianças. “Há muitas diferenças no tratamento de crianças quando comparado com o de adultos”, destaca Rebello.